The Canadian Guitar Forum banner

O Overdrive Nobels ODR-1… O Melhor de Sempre???

2K views 21 replies 20 participants last post by  Alex  
#1 ·
Bem, se você ouvir o ás do estúdio de Nashville e jogador superlativo Tom Bukovac, a resposta seria SIM! Nosso próprio @teleboli me apresentou o Nobels (ou “No Balls” como Bukovac carinhosamente se refere a ele na brincadeira), e eu agradeço a ele por isso! 🎉 O Nobels foi inventado no início dos anos 90 por um colega alemão. Tem sido o queridinho da comunidade de guitarra country por um tempo. Dizem que não soa tanto como um pedal quanto você pode pensar - mais como um tom de “amplificador real” transparente. Eu realmente amo o meu e ele ocupa um lugar de honra na minha placa cada vez menor.
Image
Provavelmente a maneira mais eficaz e potente de transmitir os encantos deste pedal seria o próprio Tom mostrar a você…

#4 ·
Acho que é um dos pedais de overdrive/boost de baixo ganho mais úteis que existem. Tenho a caixa completa e as versões mini - adorei ambas, mas desde então mudei para o Wampler mini-Belle e duvido que esse pedal alguma vez saia do meu pedalboard.

#8 ·
Aparentemente, o Visual Sound Open Road é um clone muito próximo, confirmado por alguns grandes colecionadores da Nobels, como Ford Thurston. Além dessa série parecer um banheiro, eu não me importaria de experimentar um Open Road. Recentemente vendi meu boost Nobels PRE-1 do início dos anos 90, um ótimo boost limpo... e discreto na linha vintage da Nobels.

#9 ·
ODR é um dos meus favoritos. O 30º aniversário é muito bom e o botão de graves o torna muito mais utilizável com guitarras com um som gordo. O Karma ODR-10 é o mais próximo possível de um original, pelo que vi. Executá-lo a 18v diminui um pouco os graves. Aqui está um bom vídeo comparando a maioria das versões mais recentes com um original com um interruptor A/B. O karma é praticamente indistinguível.

#10 · (Edited)
Para aqueles que nunca leram meus posts anteriores sobre isso...
Como as cordas enroladas mais grossas fornecem uma saída mais quente do que as mais finas, sem enrolamento, sem qualquer intervenção adicional, elas tendem a resultar em maior corte. O Tube Screamer e o Boss SD-1 tentaram fornecer corte aproximadamente equivalente em toda a escala, cortando os graves. Cada um deles fornece uma redução de 6db/oitava no conteúdo de graves, começando em torno de 720hz. O efeito líquido é como diminuir a "sensibilidade ao corte" para essas frequências. O efeito colateral é que eles resultam no que é frequentemente referido como "mid-hump".

A Nobels usou uma estratégia relacionada, mas diferente, muito semelhante ao que é usado no Proco Rat (embora com menos ganho tentado). Em vez de um corte de graves, eles usam um ganho plano menor em todo o espectro, com um aumento adicional para o conteúdo acima de aproximadamente 2,3khz. Assim, os médios e agudos são empurrados mais perto do limite de corte, acentuando-os, em vez de desacentuar os graves. A vantagem é que, ao tentar obter um corte equivalente em toda a escala, você não perde os graves e o "corpo". A desvantagem é que leva mais peças.

Eu modifiquei um TS-808 que fiz nesta unidade de acionamento triplo. A chave à direita seleciona entre 2 diodos de corte, 4 diodos e nenhum diodo. A chave à esquerda seleciona entre o corte de graves TS padrão (para baixo) e o aumento do tipo ODR dos agudos, mas não perde os graves). Há MUITO mais nas diferenças entre um ODR-1 e um TS, mas isso transmite a diferença entre suas respectivas abordagens para obter corte semelhante em toda a escala. A melhor ilustração começa por volta da marca de 2:00.

#13 · (Edited)
A diferença dos Nobels em relação aos ODs clássicos é o controle de espectro. Embora o classifiquem como um filtro variável passivo, ele é semi-filtrado por um dispositivo ativo. O esquema mostra um transistor como uma carga parcial da terminação de controle do potenciômetro.
O servidor está com dificuldades no momento... postarei a imagem mais tarde.

#15 ·
Amo isso! O Nobels é realmente uma joia escondida, concordo totalmente que ele acerta aquela sensação de "amplificador" sem colorir muito o seu tom. O endosso de Bukovac tem um peso sério, e é legal ver mais jogadores dando a ele o amor que ele merece. Parabéns ao @teleboli por espalhar a palavra!

#16 ·
Eu tive o Nordland duas vezes e achei ótimo. Feito por Kai Tachibana, o inventor do Nobels OD original. Eu tinha um ao mesmo tempo que o Vemuram ODS e achei o Vemuram mais simples para obter um ótimo som, então o mantive. O Nordland é muito versátil e tem muitos sons ótimos, só que é mais difícil de discar. Descobri que estava sempre ajustando-o, enquanto o Vemuram sempre soa “certo”. YMMV, como dizem.

#22 ·
Tive o Nordland duas vezes e achei ótimo. Feito por Kai Tachibana, o inventor do Nobels OD original. Tive um ao mesmo tempo que o Vemuram ODS e achei o Vemuram mais simples para obter um ótimo som, então o mantive. O Nordland é muito versátil e tem muitos sons ótimos, só que é mais difícil de ajustar. Descobri que estava sempre ajustando-o, enquanto o Vemuram sempre soa "certo". YMMV, como dizem.
Minha experiência também e mantive o Vemuram e vendi o Nordland.

#19 · (Edited)
Eu gosto do ODR-1. Tenho um mais antigo da 2ª geração. (Na foto, no meio à esquerda)

#21 ·
FWIW, tenho usado isso no meu equipamento de show há alguns anos e não pretendo tirá-lo: IMHO, o melhor de 2 mundos: Nobels ODR e Ibanez TS9, ainda melhor empilhados!