The Canadian Guitar Forum banner

Electra Distortion

8.2K views 35 replies 11 participants last post by  Element 82  
#1 · (Edited)
Eu recomendo vivamente que experimentem isto a quem não teve a oportunidade.

A música solo tem os transístores e díodos Ge corretos para isso.

Estou ansioso por experimentar alguns valores novos e adicionar alguns potenciómetros desnecessários.

Esta unidade soa exatamente como todos os anúncios de um Klone sugerem que o Klon deveria soar. Exceto que ele realmente funciona e não é apenas um pedal de boost que só funciona a 197 dB quando o seu altifalante está a implodir.

Um circuito simples e muito utilizável que lhe permite fazer com que o seu amplificador soe como um campeão a ser levado ao limite, mas em volumes utilizáveis.

Encontrei a caixa na IKEA. Parece uma velha geladeira.

• Like
  • Helpful
Reactions: bigboki and Lincoln
#2 ·
Subfórum errado, mas não importa. Muitas das primeiras unidades Lovepedal eram essencialmente variações do Electra.
Não é possível saber pela foto, mas deve haver um resistor de 1M-2M2 para o terra a partir da entrada do circuito, a fim de evitar estalos no interruptor. Se você quiser ganho variável, execute um potenciômetro de 1k em série com um capacitor de 10-22uf do pino do transistor marcado E para o terra. Quanto menor a resistência em que o potenciômetro está definido, maior o ganho.

Se você achar o circuito muito "fizz", um capacitor de 1000-1500pf em paralelo com o resistor 2M2 deve suavizar as coisas.

#3 ·
Subfórum errado, mas não importa. Muitas das primeiras unidades Lovepedal eram essencialmente variações do Electra.
Não consigo ver pela foto, mas deve haver um resistor de 1M-2M2 para o terra da entrada do circuito, a fim de evitar estalos de chaveamento. Se você quiser ganho variável, execute um potenciômetro de 1k em série com um capacitor de 10-22uf do terminal do transistor marcado E para o terra. Quanto menor a resistência em que o potenciômetro está definido, maior o ganho.

Se você achar o circuito muito estridente, um capacitor de 1000-1500pf em paralelo com o resistor 2M2 deve suavizar as coisas.
A primeira vez que conectei isso há alguns meses, não funcionou - concedido, eu estava usando um transistor que não estava fornecendo energia suficiente.

Eu juntei isso na outra noite com poucas expectativas sobre qual poderia ser o resultado, mas woah!

Simples e um mundo de som. Eu tinha isso tão limpo e arrumado antes de incorporar o interruptor lol! Agora que tive a chance de experimentar isso em sua forma original, estou ansioso para experimentar as modificações que você mencionou. O 1m para o terra é uma boa ideia!

Eu também gostaria de experimentar um potenciômetro de ganho variável. Estou curioso para saber como outros diodos soariam neste circuito.

Eu posso ver por que love-pedal e outros construtores usariam isso como um modelo. Estou impressionado com o que pode ser alcançado com tão poucos componentes.

• Like
Reactions: Mark Brown
#4 ·
1) Muitas pedais tendem a omitir um resistor de terminação na entrada, e então as pessoas reclamam sobre estalos de chaveamento. Há um fenômeno que gosto de chamar de "ventriloquismo de pedal", pelo qual um pedal true bypass colocado logo à frente de um pedal Boss resultará em estalos de chaveamento quando você ligar e desligar esse pedal TB. As pessoas pensam que é o pedal TB, mas na verdade é o pedal Boss. Por quê? Porque a Boss usa chaveamento eletrônico que lhes permite omitir um resistor de terminação na entrada. Aquele capacitor de entrada "flutuante" no pedal Boss é momentaneamente desconectado e reconectado toda vez que você pisa no footswitch TB, criando a ilusão de que é o pedal TB que está fazendo o estouro. Facilmente curado, felizmente, conectando um resistor de 1-2,2 M da entrada para o terra no pedal Boss, de modo que seu capacitor de entrada nunca esteja "flutuando".

2) Sinta-se à vontade para experimentar outros tipos de diodos, mas sou menos crente nesse tipo de coisa do que muitos. Ter ganho variável e controle de tom lhe dará mais variação tonal do que trocar diodos.

3) Se você quiser algo interessante, pegue os mesmos dois diodos que está usando e coloque-os em série com o sinal, entre o capacitor de 0,1uf e a entrada do potenciômetro de volume, em vez de ir para o terra. Isso resulta em distorção de crossover, na qual os picos não são cortados, mas sim os "lados" da forma de onda, e a dinâmica é retida (enquanto o sustain percebido é reduzido), juntamente com um efeito de quase noise-gate, acho que soa muito bem com humbuckers de ponte. Observarei que tal distorção de crossover baseada em diodos é um ingrediente crítico do Boss HM-2.

#5 ·
1) Muitas pedais tendem a omitir um resistor de terminação na entrada, e então as pessoas reclamam sobre estalos de chave. Há um fenômeno que gosto de chamar de "ventriloquismo de pedal", pelo qual um pedal true bypass colocado logo à frente de um pedal Boss resultará em estalos de chave quando você ligar e desligar esse pedal TB. As pessoas pensam que é o pedal TB, mas na verdade é o pedal Boss. Por quê? Porque a Boss usa uma comutação eletrônica que lhes permite omitir um resistor de terminação na entrada. Aquele capacitor de entrada "flutuante" no pedal Boss é momentaneamente desconectado e reconectado toda vez que você pisa no pedal TB, criando a ilusão de que é o pedal TB que está fazendo o estouro. Facilmente curado, felizmente, conectando um resistor de 1-2,2M da entrada para o terra no pedal Boss, de modo que seu capacitor de entrada nunca "flutue".

2) Sinta-se à vontade para experimentar outros tipos de diodos, mas sou menos crente nesse tipo de coisa do que muitos. Ter ganho variável e controle de tom lhe dará mais variação tonal do que trocar os diodos.

3) Se você quiser algo interessante, pegue os mesmos dois diodos que você está usando e coloque-os em série com o sinal, entre o capacitor de 0,1uf e a entrada do potenciômetro de volume, em vez de ir para o terra. Isso resulta em distorção de crossover, na qual os picos não são cortados, mas sim os "lados" da forma de onda, e a dinâmica é retida (enquanto o sustain percebido é reduzido), junto com um efeito de quase noise-gate, acho que soa muito bem com humbuckers de ponte. Observarei que tal distorção de crossover baseada em diodos é um ingrediente crítico do Boss HM-2.
Sinto que as empresas de pedais deveriam contratá-lo para explicar seus pedais a eles e ajudá-los a projetar produtos futuros.

Estou muito interessado em experimentar o que você menciona em termos de conectar os diodos em série com o circuito.

Vou reaproveitar os dois rangemasters que construí nessa topologia. Não tenho uso para um booster de volume que corta as frequências baixas. Quero clipping sujo. O que eu gosto nesse circuito é que, mesmo em estoque, ele soa como as configurações ideais para mim em todos os pedais fuzz que já construí. Ele clareia e fica mais nítido com a redução do volume e depois se transforma em um fuzz no máximo.

Este é um designzinho muito divertido. Obrigado por me dar mais ideias!

• Like
Reactions: Mark Brown
#6 ·
Vá aqui - La Révolution Deux - role para baixo até ver a lista de links à direita, e você encontrará muitos esquemas Lovepedal. Você verá que muitos deles são essencialmente derivados do Electra. Muitos outros bons esquemas também. O webmaster, Fred Briggs, tem alguns designs interessantes, incluindo este circuito claramente inspirado no Electra que ele ajustou para produzir o que ele sente serem tons semelhantes aos da Vox. Eu fiz um, e gosto bastante, embora eu não esteja em posição de julgar se soa como um AC30.
Image

#9 ·
Vá aqui - La Révolution Deux - role para baixo até ver a lista de links à direita, e você encontrará muitos esquemas Lovepedal. Você verá que muitos deles são essencialmente derivados do Electra. Muitos outros bons esquemas também. O webmaster, Fred Briggs, tem alguns designs interessantes, incluindo este circuito claramente inspirado no Electra que ele ajustou para produzir o que ele sente serem tons semelhantes aos da Vox. Eu fiz um, e gosto bastante, embora eu não esteja em posição de julgar se soa ou não como um AC30.
Image
Isto é incrível! Obrigado.

#8 ·
" A música solo tem o tranny e os diodos Ge corretos para isso. "
-Richard gear

Que tranny?
Você quer dizer transistor?

Caixa da Ikea?
Sim, eles têm em estoque os diodos de germânio 2N3904 e 1N34A que são indicados no esquema postado.

Eu peguei esta pequena caixa de aço da IKEA por acho que $9,00??

Eu gosto de usar caixas estranhas para pedais. Principalmente porque todos eles são operados por bateria e não são realmente projetados para funcionar com outros pedais. Então eu não me importo se eles são unidades autônomas volumosas.

Fuzz Face
Image

Varitone / rangemaster em breve Electra d
Image

Tone Bender MKII
Image

Fuzz Face com seletor de tampa de tom
Image

Outro varitone / rangemaster em breve Electra distortion
Image

#10 · (Edited)
Eu praticamente desisti de usar caixas para qualquer coisa que eu construo para mim. Claro, se eu construir algo para outra pessoa, eu uso caixas padrão. Caixas geralmente acabam sendo a parte mais cara da construção de um pedal. Consequentemente, para manter as despesas e as considerações de espaço no mínimo, optei por uma abordagem modular. Mais bonito da frente do que de trás.

Da mesma forma que os que você constrói para si mesmo NÃO PRECISAM caber perfeitamente em uma pedaleira, minhas construções NÃO PRECISAM usar jacks de 1/4", um footswitch ou um LED de status. A posição da chave seletora me diz o status, e eu posso usar os mesmos cabos de patch para isso que para coisas de sintetizador Eurorack. Exceto por chips exóticos, a maioria dos módulos pode ser construída por bem menos de US$ 10, incluindo potenciômetros, botões, chaves e tudo mais. Eu gravo minhas próprias placas, então isso também economiza dinheiro. Barato o suficiente para que, se eu não encontrar algo atraente no circuito, eu o canibalize para as peças. Os módulos individuais estão em placas frontais de 4" x 2-1/2", com uma dúzia por cabine. A profundidade é indeterminada. Tudo é roteado para um barramento de energia via conectores Molex, e cada cabine é alimentada por uma das saídas de 500mA de um bloco de energia MXR. Um gabinete que abriga todas as coisas que exigem +/-9V tem sua própria fonte de alimentação individual, mas a mesma configuração Molex. A comutação é feita via módulos de relé individuais que podem ser acionados remotamente. Olhando para isso, há módulos que eu tinha esquecido que construí. Isso se acumula. Mas pelo menos não ocupa muito espaço, e tudo está voltado para a frente para que você possa ver.

#25 ·
Qual é a sua confiança na leitura de mapas rodoviários?
A leitura de esquemas é fácil (o suficiente). Traduzi-los em circuitos de trabalho é a parte desconectada.

Estou realmente perplexo com o número de pessoas que não conseguem ler mapas rodoviários e o declínio constante do seu uso.

#32 ·
Eu recomendo vivamente que experimente isto a quem não teve a oportunidade.

A música solo tem os trannys e díodos Ge corretos para isso.

Estou ansioso por experimentar alguns novos valores e adicionar alguns potenciômetros desnecessários.

Esta unidade soa exatamente como todos os comerciais de um Klone sugerem que o Klon deve soar. Exceto que realmente funciona e não é apenas um pedal de boost que só funciona a 197db quando o seu altifalante está a implodir.

Um circuito simples e doce muito utilizável que lhe permite fazer com que o seu amplificador soe como um campeão a ser levado ao limite, mas em volumes utilizáveis.

Encontrei a caixa na IKEA. Parece um frigorífico antigo.

View attachment 493208 View attachment 493209 View attachment 493210 View attachment 493211

Diagrama de fiação:
View attachment 493891
Eu construí alguns lovepedals que parecem muito semelhantes. Tenho as peças, posso fazê-lo :) Pergunto-me como soa este pedal com um jcm800? Acho que muitos dos pedais de fuzz ou distorção que construí para o 5e3 não soam da mesma forma no jcm800.
Pb

#33 ·
Eu construí alguns lovepedals que se parecem muito. Eu tenho as peças, eu posso fazer isso :) Eu me pergunto como este pedal soa com um jcm800? Eu acho que muitos dos pedais de fuzz ou distorção que eu construí para o 5e3 não soam iguais no jcm800.
Pb
O 5E3 é um filho da puta de um amplificador. Ele soa bem quando está completamente saturado em ganho e fazendo os ouvidos sangrarem. Em volumes normais, é apenas um amplificador de madeira realmente escuro. Um amplificador tão difícil de ajustar pedais.

Ironicamente, a seção de potência e o PI do 5E3 são a base da maioria dos amplificadores. É uma concepção imaculada. Mas a seção de pré-amplificador de estoque é completamente inútil para pessoas de dentro de casa como eu, que nunca poderão ligá-lo.

Eu não estou familiarizado com o JCM, mas eu acho que o Electra é um pedal tão bom, simples e eficaz para qualquer amplificador que vale a pena fazer.

É apenas um Mythos Golden Fleece. Muito divertido.